Os transformadores
Os transformadores em sua grande maioria constituem um equipamento essencial para a área de energia, grandes empresas, empresas públicas, prefeituras e comércio.
Esses setores necessitam de pelo menos um transformador em suas instalações para que o fluxo de energia possa funcionar perfeitamente, porém, além da manutenção do equipamento, é muito importante que também sejam feitas verificações do óleo presente em um transformador.
Com o objetivo de garantir o bom funcionamento e aumentar a vida útil do equipamento, garantir a qualidade do óleo de um transformador é necessário anualmente.
Como medir a qualidade de óleo de um transformador?
Por meio de análises químicas e físico-químicas é possível assegurar a qualidade do óleo de um transformador.
Elas comprovam quimicamente que os parâmetros encontrados na amostra analisada estão seguros para que o óleo possa continuar sendo utilizado dentro do transformador.
A análise de óleo transformador é certamente parte essencial de processos de manutenção, pois é por meio dela que é verificada com exatidão a eficiência do óleo bem como a detecção de problemas diversos que causam danos à qualidade de desempenho do equipamento.
O serviço de análise de óleo transformador, além de realizar a verificação da qualidade e identificação de possíveis problemas no óleo, também contempla outras atividades que compreendem a verificação de componentes internos para verificar problemas com o desgaste, entre outras intercorrências que podem afetar o pleno funcionamento e a segurança de operação do transformador.
O serviço de análise de óleo transformador é efetuada em laboratório, no qual o produto é submetido a diferentes ensaios e testes, entre eles:
● Cor;
● Rigidez;
● Perdas dialéticas;
● Dissipação;
● Teor da água;
● PCB.
Quando devo realizar as análises?
Diversos fatores contribuem com a deterioração dos fluidos isolantes. A presença de oxigênio e umidade, temperaturas elevadas devido ao funcionamento dos equipamentos e o contato direto com metais, favorecem a oxidação dos fluidos isolantes.
Portanto, o acompanhamento das propriedades e características desses fluidos, através de análise de óleo em transformadores e por uma empresa apta a fornecer diagnósticos confiáveis, é indispensável.
A periodicidade em que deve ser realizada a análise de óleo em transformadores é variável e depende de cada caso, por isso o especialista deve fazer a recomendação adequada para cada situação, porém, normalmente o recomendado é que sejam feitas análises anuais.
É necessário algum requisito para que sejam feitas as análises?
A análise de óleo em transformadores é o modo utilizado para realização do controle de qualidade dos fluidos isolantes, tanto novos quanto usados.
O conjunto de ensaios envolvidos na análise de óleo em transformadores é capaz de identificar contaminantes, como produtos de oxidação do óleo que interferem em propriedades básicas de um fluido dielétrico.
A partir do diagnóstico apresentado através da análise de óleo em transformadores é possível obter informações de grande relevância e proceder ao melhor tipo de tratamento do óleo isolante, se necessário, para que o equipamento opere em condições ideais, dessa forma, não é necessário que o óleo passe por um processo prévio ou tenha algum requisito.
As vantagens e onde assegurar a qualidade do óleo do meu transformador
Acontece que ter sob controle todas as verificações realizadas no óleo do transformador, garante a você um maior controle do processo e eficácia.
Além disso, indústrias que investem na análise de óleo transformador contam com mais eficiência em manutenção, o que eleva a performance dos equipamentos, que são indispensáveis para manter a eficácia dos procedimentos produtivos fabris.
Essas análises, podem ser feitas por uma empresa da área especializada e com ampla experiência, como é o caso da Liquitec, atuando desde 2016 no mercado de análises de óleo de transformadores, seguindo as diretrizes das normas ISO 9001 e ISO/IEC 17025.
Ficou interessado(a) no nosso serviço e quer saber mais? Entre em contato conosco!