Que os transformadores são importantes já sabemos, mas afinal onde eles estão presentes no nosso dia a dia?
Saiba onde encontrá-los e muito mais sobre os transformadores no texto abaixo.
O que é um transformador?
O transformador é um equipamento que funciona em corrente alternada, sua finalidade é converter a tensão aplicada na bobina primária ou enrolamento primário, a entrada, elevando ou reduzindo a tensão na bobina secundária ou enrolamento secundário, a saída do transformador.
Dessa forma ele é responsável por elevar ou rebaixar as tensões e correntes que chegam em nossas casas e indústrias das estações de energia.
Quais os tipos mais comuns de transformadores?
● Transformadores de Isolamento
Um modelo tradicional, utilizado nas residências para alimentar equipamentos que funcionam com tensões opostas às disponíveis pelas concessionárias, sendo possível alimentar um único aparelho.
Em sistemas monofásicos são utilizados transformadores de isolamento de 250V e quando for sistemas trifásicos são utilizados transformadores 380V.
● Transformadores reguladores
Os transformadores reguláveis permitem uma maior possibilidade para a escolha da tensão que irá sair do transformador para alimentação de determinado equipamento, este modelo de transformador é muito utilizado quando necessários o uso de diversos aparelhos com tensão de aplicação diferentes.
Existem dois métodos para que seja possível esta variação de tensão, fazendo a variação do número de espiras do enrolamento secundário e variando a intensidade do campo de dispersão magnético.
● Transformador de potência
Os transformadores de potência são maiores e usados para transferir a energia para a subestação ou para o fornecimento público de eletricidade.
Este transformador atua como uma ponte entre o gerador de energia e a rede de distribuição primária. Dependendo da classificação e especificação de potência, os transformadores de potência podem ser classificados em três categorias: transformador de potência pequeno, transformadores de potência média e transformadores de potência grandes.
A classificação pode ser superior a 30KVA a 500-700KVA ou, em alguns casos, pode ser igual ou superior a 7000KVA para transformador de potência nominal pequeno.
Transformador em uma subestação de energia
Onde podemos encontrá-los?
Podemos encontrá-los nos mais variados lugares, como por exemplo:
- Estações de energia
- Postes residenciais
- Indústrias (de todos os segmentos)
- Brinquedos
- Equipamentos eletrônicos
- Hospitais
- Shoppings
Principais problemas com transformadores
Alguns dos problemas mais comuns nos transformadores são:
● No isolamento, designadamente no óleo
Os defeitos mais comuns no óleo são devido ao seu envelhecimento precoce, devido à contaminação com água, formação de gás e diminuição de nível e de pressão.
Sobreaquecimentos localizados e defeitos no isolamento das ligações aparafusadas do núcleo dão origem a um arco eléctrico, o qual, por sua vez, causa uma geração lenta de gás no óleo; de igual forma defeitos no núcleo e nos enrolamentos originam um sobreaquecimento do óleo, com a consequente ruptura dielétrica.
●Nos enrolamentos
Os defeitos habituais nos enrolamentos são:
- Os defeitos entre o enrolamento primário e o enrolamento secundário da mesma fase (curto-circuito).
- O Curto-circuito entre as espirais de um enrolamento.
● No núcleo
Quando o isolamento do núcleo tem um defeito ou existe um curto-circuito na estrutura do núcleo, causado por qualquer material condutor estranho à referida estrutura, existe a possibilidade de circularem correntes vagabundas no núcleo, dando origem a sobreaquecimento.
Parafusos isolados são utilizados para dar robustez ao núcleo. Em caso de defeito neste isolamento cria-se um percurso preferencial para as correntes vagabundas, o que causa o superaquecimento.
● Superaquecimento e sobrecarga
Os sobreaquecimentos podem resultar principalmente de duas situações:
- Ciclos de sobrecarga superiores aos admissíveis nas Normas aplicáveis.
- Defeitos externos ao transformador, designadamente curto-circuitos nas instalações a jusante.
O sobreaquecimento pode causar a ruptura dielétrica do óleo ou do isolamento dos enrolamentos.
Manutenção e funcionamento
Como podemos perceber, os transformadores estão em todos os lugares. É muito importante mantê-los funcionando e em bom estado.
Realizar manutenções, trocar peças é muito importante para evitar os principais problemas além de acidentes fatais.
A Liquitec é uma empresa especializada em serviços para transformadores, com serviços desde manutenção até análises laboratoriais, são realizadas para garantir a qualidade do seu transformador.
Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Entre já em contato com a gente e faça seu orçamento!