Você já deve ter ouvido falar em transformadores, presentes em 100% do nosso dia a dia. Eles são fundamentais para o funcionamento da vida moderna, mas afinal, você sabe como eles funcionam e a importância de manter eles em bom funcionamento?
Leia mais sobre esse nicho no nosso texto abaixo!
Importância da Manutenção em Transformadores
Os transformadores são responsáveis por elevar ou rebaixar as tensões e correntes que chegam em nossas casas e indústrias das estações de energia.
Dado a sua função, os transformadores operam com grandes energias acumuladas dentro de si, o que pode ser um problema caso o isolamento e os componentes internos não estejam adequados.
Por isso a manutenção preditiva e preventiva se faz necessária, uma vez que ao monitorar o comportamento do transformador, podemos evitar paradas indesejadas e até possíveis acidentes.
Qual a diferença entre os tipos de manutenção de transformadores?
- Manutenção preditiva
A manutenção preditiva, tem como finalidade predizer algo ou alguma coisa. Quando realizamos as análises rotineiras como Físico-Química e Concentração de Gases Dissolvidos, queremos analisar qual a integridade do óleo e do transformador respectivamente.
Assim podemos predizer se é necessário realizar a troca do fluido isolante ou até mesmo prever possíveis falhas no transformador.
- Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva tem como objetivo evitar possíveis falhas no transformador.
Ao realizar a troca dos componentes ou tratar o fluido isolante, garantimos que o transformador esteja com suas características e próximas aos de fábrica. Assim garantindo que ele funcionará de forma adequada.
Este tipo de manutenção é muito semelhante à revisão anual do seu carro.
- Manutenção Corretiva
Já a manutenção corretiva tem a função de corrigir falhas que já estão ocorrendo, fazendo com que o transformador volte a operar normalmente.
Um exemplo deste tipo de manutenção seria a eliminação de vazamentos.
Quais os benefícios da manutenção?
- Maior confiabilidade
Ao realizar as manutenções preditivas e preventivas, você permite uma maior confiabilidade ao transformador. Através de paradas programadas é possível deixá-los fora de operação por um período muito pequeno, sem afetar a produção de sua indústria e ainda garantir que ele terá um bom funcionamento.
Caso esse monitoramento seja ignorado, o transformador poderá sofrer paradas inesperadas e em casos mais graves acidentes poderão ocorrer, tornando todo o processo muito mais custoso.
- Maior segurança
Dada a sua natureza, os transformadores podem acumular uma grande quantidade de energia em seu núcleo, isso faz com que possam causar acidentes graves e custosos.
Caso seu monitoramento seja ignorado, possíveis vazamentos de óleos poderão ocorrer, comprometendo não só o meio ambiente, mas também a segurança dos colaboradores.
O óleo mineral é um bom isolante elétrico, porém em determinadas temperaturas pode se tornar um fluido altamente inflamável, podendo acarretar em explosões.
Outro ponto importante a se tomar cuidado é o surgimento de arcos parciais e arcos elétricos, que podem ser mortais para colaboradores muito próximos aos transformadores com isolamento comprometido.
- Aumento da vida útil
O monitoramento do transformador permite aumentar sua vida útil.
Ao realizar inspeções visuais é possível determinar defeitos que poderiam comprometer o funcionamento do transformador a longo prazo.
Identificando esses problemas de forma prematura, permite-nos atuar de forma mais rápida e precisa de forma a corrigir esses problemas.
- Redução de custos
Evitar paradas de linha devido a manutenção de transformadores também é uma forma indireta bastante eficiente de reduzir custos, prever gastos e garantir a melhor qualidade do seu produto para o seu cliente.
Além de ser uma escolha inteligente para o bom funcionamento da sua indústria, que normalmente é totalmente dependente de energia.
Como realizar a manutenção de transformadores?
Realizar a manutenção de transformadores exige conhecimento e experiência na área, visto que pode ser um trabalho bastante perigoso de se realizar se não for realizado da maneira correta.
Dessa forma é importante contar com empresas especializadas no serviço e com certificação e acreditação nas análises por normas internacionais reconhecidas no mundo inteiro.
A Liquitec é uma dessas empresas.
Presente no mercado desde 2016 com profissionais com mais de 20 anos de expertise nesse segmento, a Liquitec é a empresa certa para esse trabalho, juntando inovação, confiabilidade e eficiência.
Ficou interessado(a) nesse tipo de serviço? Entre em contato com a gente e faça já seu orçamento!